December 8, 2008
Bruxelles
Hummmmm
Que bom voltar mais uma vez em Dezembro, mês perfeito para me atafulhar de Leonidas, depois de atacar as "moules" e "frites" no Chez Lèon.
Por alguma razão já cantava Jacques Brel: "Puis on ira manger des moules et puis des frites, des frites et puis des moules, et du vin de Moselle…" ;-)
Claro que não resisti à costumeira visita à loja de Tintin , onde adquiri desta vez umas litografias comemorativas de "On a marché sur la lune".
Pude também visistar o mercado de Natal, que está espalhado por várias ruas da cidade, desde a Grand Place até Sainte Catherine, onde se pode fazer patinagem no gelo e dar uma volta na Roda Gigante. As "casinhotas" de madeira tinham de tudo um pouco, desde artesanato de vários países, comida, brinquedos e sei lá que mais. Vi uns barretes divertidíssimos na cabeça de uns belgas e depois de muito procurar lá os consegui comprar também ;-)
A Grand Place, com os seus belos edifícios reconstruídos no final do século XVII, tem em exposição a enorme árvore de Natal, um Presépio com animais verdadeiros e este ano um espectáculo de luz e som diferente do do costume, com o nome Les Nuits Electrabel, que apreciei especialmente.
Nem o frio de rachar demove uma pessoa de aproveitar a animação da época (ai Lisboa, Lisboa... com temperaturas muito superiores e pouco ou nada se vê de animação de rua).
Além disto, Bruxelas comemora este ano o 50º aniversário da Expo de 1958
Ver aqui o FILME e SLIDESHOW da experiência 3dimensional de som e imagem "Les Nuits Electrabel".