Num dos dias mais frios do ano, o vôo 1549 de ontem, da companhia americana US Airways, terminou imerso nas águas geladas do Rio Hudson.
Após a descolagem de La Guardia, o avião que levava mais de 150 almas a bordo, sofreu um duplo "bird strike" tendo sido posteriormente executado um "ditching" no rio.
A tripulação técnica do A320 era composta pelo comandante Chesley "Sully" Sullenberger III e pelo copiloto Jeff Skiles, ambos pilotos experientes.
Sully, como é conhecido pelos amigos, executou na perfeição o "ditching".
A bagagem profissional é grande, Sully tem 40 anos de experiência de vôo; o seu brevet data dos tempos de liceu.
Foi também piloto de "caça" F4 na Força Aérea na década de 70, gere ainda uma companhia, a Safety Reliability Methods, Inc , que serve para ajudar a implementar técnicas de segurança em várias indústrias, e é consultor da NASA e da National Transportation Safety Board.
Mais importante que tudo, é de referir que Sully é também um piloto de vôo à vela (vôo sem motor, em planador), o que lhe terá conferido com toda a certeza uma maestria na pilotagem nestas condições.
Além do excelente trabalho dos pilotos, é de louvar também o pessoal de cabine que soube executar a evacuação do avião com toda a segurança e as tripulações dos Ferries, que prontamente se dirigiram ao avião para resgatar os ocupantes que se encontravam nas "mangas" de salvação e sobre as asas do Airbus.